Obesidade e Flacidez

O gasto de energia no controle da obesidade é tão importante quanto à restrição alimentar. 

 

obesidade_e_flacidez

Todo um sistema de vida inadequado favorece a obesidade: sedentarismo, hábitos familiares inadequados, alimentação insatisfatória, excesso de carboidrato na dieta, velocidade da refeição, lanches desequilibrados e o consumo de balas e guloseimas. O gasto de energia no controle da obesidade é tão importante quanto à restrição alimentar.
 
 A obtenção e a manutenção de um peso apropriado para a altura, sexo, idade e atividade durante o período de vida de um indivíduo, são importantes para evitar ou retardar muitos problemas de saúde associados com a obesidade. Os casos de diabetes e hipertensão arterial ocorrem com mais freqüência em indivíduos obesos do que naqueles com peso normal, além de problemas articulares entre outros. Sucesso de uma redução de peso se relaciona com o interesse do paciente em querer ou não perder peso e a equipe que o assiste (fisioterapeuta, médico, nutricionista, etc.), cada um com sua terapia própria.
 

 

A utilização de protocolos que envolvam estimulação elétrica apresenta ótimos resultados se aplicados com intensidade e frequência adequadas, exercendo influencia no aumento da irrigação sanguínea e no aumento do retorno venoso e linfático ao provocar sucessivas contrações e relaxamentos musculares. Existem diversos recursos estéticos para a redução de gordura localizada, onde muitos deles causam apenas a perda de água, o que é revertido através da ingestão da mesma, sugere-se então, um controle das causas da obesidade, em seguida um acompanhamento com nutricionista ... para a elaboração de um protocolo individualizado de tratamento.

 

(Tribuna Paulista, 03 de outubro de 2003 - Dra. Márcia Gomes Pereira Fisioterapeuta).

 

Outras dicas:

 
 

Atendimentos especiais para você: